domingo, 20 de janeiro de 2013

MONI SEMINÁRIOS



MONI SEMINÁRIOS

No último dia de aula da disciplina de Abordagens autobiográficas a turma apresentou pequenos seminários, onde a partir dos textos propostos fizemos relações com o que aconteceu e está acontecendo em nossas vidas, relação esta sobre a educação que nós conhecemos.  Os ensinamentos dos grandes pensadores podem nos ajudar a refletir cada vez melhor sobre o ato de educar no dia-a-dia de cada educador.

Para Souza (2006) as abordagens biográfica e autobiográfica das trajetórias de escolarização e formação, tomadas como narrativas de formação inscrevem-se nesta abordagem epistemológica e metodológica, por compreendê-la como processo formativo e autoformativo, através das experiências dos atores em formação.

Segundo Emilia Ferreiro (1982), a construção do conhecimento e da escrita, tem uma lógica individual, embora aberta à interação social dentro ou fora da escola.

Percebe-se ainda que as teorias que estudamos durante o semestre, mesmo que não tenha a pretensão de nos ensinar, elas nos orientam na ação profissional de algum modo, contribuem também para as transformações da prática docente, de acordo com as mudanças que surgem no decorrer da vida.

Entendo que todas as teorias surgiram da observação dos costumes de cada pessoa, da maneira como cada um se desenvolve e se relaciona com o meio em que está vivendo, e é a partir daí que criamos os mecanismos de ensino, para melhorar a aprendizagem do outro, mesmo que os educadores não tenham conhecimentos claros do que os teóricos estão ensinando, eles dedicam a sua profissão da melhor maneira possível.

 

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. 284 p.

SOUZA, E. C de. arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Mímeo, 2006.

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