domingo, 20 de janeiro de 2013
MONI SEMINÁRIOS
MONI SEMINÁRIOS
No último dia de aula da disciplina de Abordagens autobiográficas
a turma apresentou pequenos seminários, onde a partir dos textos propostos fizemos
relações com o que aconteceu e está acontecendo em nossas vidas, relação esta
sobre a educação que nós conhecemos. Os
ensinamentos dos grandes pensadores podem nos ajudar a refletir cada vez melhor
sobre o ato de educar no dia-a-dia de cada educador.
Para Souza (2006) as abordagens biográfica e
autobiográfica das trajetórias de escolarização e formação, tomadas como
narrativas de formação inscrevem-se nesta abordagem epistemológica e
metodológica, por compreendê-la como processo formativo e autoformativo,
através das experiências dos atores em formação.
Segundo Emilia Ferreiro (1982), a
construção do conhecimento e da escrita, tem uma lógica individual, embora
aberta à interação social dentro ou fora da escola.
Percebe-se ainda que as teorias
que estudamos durante o semestre, mesmo que não tenha a pretensão de nos
ensinar, elas nos orientam na ação profissional de algum modo, contribuem
também para as transformações da prática docente, de acordo com as mudanças que
surgem no decorrer da vida.
Entendo que todas as teorias surgiram da observação dos
costumes de cada pessoa, da maneira como cada um se desenvolve e se relaciona
com o meio em que está vivendo, e é a partir daí que criamos os mecanismos de
ensino, para melhorar a aprendizagem do outro, mesmo que os educadores não
tenham conhecimentos claros do que os teóricos estão ensinando, eles dedicam a
sua profissão da melhor maneira possível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário